quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Vereador Waguinho tem moção aprovada sobre a ampliação das operações de fiscalização da Lei Seca em Teresópolis e Região Serrana

Pedido foi encaminhado ao Governador Sérgio Cabral e ao Prefeito Jorge Mario


Teresópolis, 18 de agosto de 2010 – Na última sessão da câmara, que aconteceu nesta terça-feira, o Vereador Waguinho (PSC) apresentou uma moção sobre a ampliação das operações de fiscalização da Lei Seca em Teresópolis e na Região Serrana. Criada pelo Deputado Federal Hugo Leal (PSC), a Lei Seca tem o objetivo de salvar vidas, punindo os motoristas que dirigem alcoolizados e, principalmente, conscientizar as pessoas sobre a importância de não dirigir após o consumo de álcool.


No dia 20 de junho, a lei nº 11705 , popularmente chamada de Lei Seca, completou dois anos. “Os índices de redução de acidentes e mortes só na cidade do Rio de Janeiro são espantosos. As pesquisas indicam que o número de mortes equivale ao número dos grandes desastres aéreos, com uma diferença: mensalmente. Temos que aumentar a atuação da operação em Teresópolis e na Região Serrana, para conscientizar as pessoas, evitar acidentes e salvar vidas”, declarou Waguinho.


A Secretaria Estadual de Governo do Rio de Janeiro informou, na última sexta-feira, que a Operação Lei Seca aplicou 46.496 multas, entre março e 31 de julho deste ano, nas principais vias do estado. De acordo com o balanço oficial, em comparação a julho do ano passado e deste ano, houve uma redução de 8,6% de vítimas em acidentes de trânsito, por causa do álcool. Desde o início da operação, em março deste ano, cerca de 281.395 mil motoristas foram abordados e 19.045 carteiras de habilitação foram recolhidas até 31 de julho.


“Quando criei a Lei Seca tinha plena convicção de que a embriaguez (geralmente não admitida por quem diz que "bebeu pouco") transforma automóveis em armas letais. De lá para cá, conseguimos sucessivas reduções de mortes, mutilações e ferimentos no trânsito de todo o Brasil, mês a mês, apesar de o número de veículos em circulação ter obviamente aumentado. Isso significa que mais de 2,3 mil pessoas deixaram de morrer em todo o país, conforme revelam estatísticas apresentadas pelo Ministério da Saúde. Em 17 estados brasileiros houve redução no número de mortos, com destaque para o Rio de Janeiro, cujo total de óbitos sofreu uma retração de 2.169 para 1.475”, esclareceu o Deputado Hugo Leal, autor da Lei Seca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário