quarta-feira, 18 de agosto de 2010

UERJ em Teresópolis: Faculdade de Turismo já é realidade


Vereador Waguinho (PSC) prestigiou a aula inaugural e destacou que a UERJ entra para a história do município


Teresópolis, 18 de agosto de 2010 A UERJ entrou em Teresópolis de maneira permanente. Com essa afirmação, dirigida ao Prefeito Jorge Mario, o Reitor da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Ricardo Vieiralves, abriu a aula inaugural da primeira turma de bacharelado da Faculdade de Turismo, na noite da última segunda, 16 de agosto, no Teatro Municipal. Com o tema “A importância estratégica do turismo para o Estado”, a aula inaugural oficializou o início das atividades do único curso superior de Turismo oferecido no Brasil por uma universidade pública, e o único da Região Serrana no Rio de Janeiro.

O Vereador Waguinho (PSC) prestigiou a aula inaugural, salientando que uma comunidade acadêmica desse porte, com a qualidade da UERJ, aumenta o nível da educação e a possibilidade de crescimento da cidade e da região. “Para começar, a UERJ é a primeira faculdade pública na Região Serrana, e vem se instalar aqui em Teresópolis, o que torna a cidade um destino acadêmico, procurada por alunos de todas as regiões do Estado e do Brasil. A UERJ entra, definitivamente, para a história do município, e não só a Universidade, mas também, os alunos, o Governo Municipal e todos os atores envolvidos nesse sonho que se tornou realidade. É uma conquista que vai gerar muitos frutos, e garantir que os nossos alunos fiquem na cidade, tranquilizando, assim, também, os seu familiares”, pontuou o Vereador.

“É um marco histórico a instalação em Teresópolis de um campus avançado de uma universidade pública com a tradição e o reconhecimento da UERJ. O curso superior de Turismo vai qualificar mão de obra nesta área tão importante e que é uma das molas propulsoras do desenvolvimento econômico do município e região”, comemorou o Prefeito Jorge Mario. “É uma importante conquista para Teresópolis, que vive a possibilidade de receber, do Ministério do Turismo, o título de destino indutor do turismo no Brasil, e que se prepara para se beneficiar com os grandes eventos esportivos que serão realizados no País, como a Olimpíada Militar de 2011, a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas de 2016”, avaliou o Prefeito.

O Reitor da UERJ, Ricardo Vieiralves, agradeceu a mobilização do Prefeito Jorge Mario e da Secretária de Educação, Magali Tayt-Sohn, para a implantação do curso superior de Turismo em Teresópolis. “Vocês foram muito companheiros da Universidade e responsáveis com a cidade ao apoiar a nossa instalação, fazendo com que a UERJ seja a primeira instituição pública a se instalar com um curso superior no município. Esse é um casamento eterno. A UERJ entrou em Teresópolis de maneira permanente, e vai ficar no decorrer dos anos, ampliando suas atividades”, garantiu o Reitor, que presenteou o Prefeito Jorge Mario e a Secretária Magali Tayt-Sohn com um broche da instituição, intitulando-os ‘amigos da UERJ’.

A Secretária de Educação, Magali Tayt-Sohn, também comemorou a chegada da UERJ em Teresópolis. “Ansiávamos por esse curso há muito tempo. As negociações avançaram durante todo o ano de 2009, até que se efetivaram. O Governo Jorge Mario está muito orgulhoso, pois é um sonho antigo da cidade ver a instalação de uma universidade pública no município. A chegada da UERJ é a abertura de novas portas e oportunidades”, destacou.

Para o Secretário de Turismo, Michel Al Odeh, o curso superior de Turismo é de extrema importância para a capacitação dos profissionais do setor. “Teresópolis vem se destacando no segmento turístico e precisa de pessoas qualificadas para receber cada vez melhor o turista. E a faculdade de Turismo da UERJ, que é um marco do ensino público no Brasil, vem de encontro ao crescimento do turismo e ao que o Prefeito Jorge Mario sempre diz, que o turismo em Teresópolis é uma alavanca de arrecadação de dinheiro novo e de distribuição de renda”, ressaltou.

Estrutura e expectativa

Vinculado ao Instituto de Geografia da UERJ (Igeog), o curso superior de Turismo atende ao processo de interiorização universitária que vem sendo desenvolvido pela Universidade, e também a vocação natural de Teresópolis e região para a atividade turística. Está instalado em prédio alugado pela Prefeitura, na Avenida Lucio Meira nº 259, na Várzea. A estrutura conta com oito salas de aula, laboratório de informática e biblioteca. Com quatro anos de duração, as aulas tiveram início no dia 10 de agosto, e são ministradas à tarde e à noite.

“Priorizamos as aulas à noite, para que as atividades de extensão e estágio sejam realizadas na parte da tarde. O imóvel atende plenamente as exigências da UERJ para o funcionamento do curso, que vai contribuir com a formação de futuros gestores das políticas públicas de turismo para o Estado do Rio de Janeiro”, avaliou o Diretor do Igeog, Gláucio Marafon.

Os 40 alunos da primeira turma de bacharelado em Turismo têm muitas expectativas em relação ao curso. Entre eles, Julya Vaz da Costa Meirelles. Moradora de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, ela vai passar a semana em Teresópolis, na casa de uma tia, para freqüentar a Faculdade de Turismo. “Comecei a fazer o curso numa instituição particular em Cabo Frio, onde concluí o primeiro semestre. Vi que a UERJ ia abrir a Faculdade de Turismo em Teresópolis, prestei o vestibular, passei e decidi vir para cá. Estou bastante animada. Pretendo abrir uma agência de turismo ou uma pousada em Arraial do Cabo ao concluir o curso”, comentou.

A teresopolitana Katia Castor Vannier disse que vai realizar um sonho. “Fazer turismo é um sonho que tenho há algum tempo, pois sempre gostei dessa área. Só estava esperando uma oportunidade para fazer aqui, em Teresópolis”, contou. Para Danielle Bizareli Miranda Gomes, o curso superior de Turismo é uma grande conquista para Teresópolis. “É uma grande oportunidade para a cidade a instalação de uma universidade pública de peso, como a UERJ. Principalmente com um curso de Turismo, já que Teresópolis é uma cidade que recebe muitos turistas”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário