Projeto de Lei do vereador WAGUINHO (PSC) e do vereador Claudio Mello promove em Teresópolis, a Ia SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), Teresópolis promoveu a I Semana Municipal da Consciência Negra. O projeto foi desenvolvido pelo Movimento de Cultura Afro-Brasileira de Teresópolis (Mocabte), em parceria com a Prefeitura, e teve o apoio dos vereadores Waguinho (PSC) e Cláudio Mello.
.
A abertura da I Semana da Consciência Negra de Teresópolis aconteceu na segunda-feira, dia 16, na Casa de Portugal, e contou com as presenças do Prefeito Jorge Mario, secretários municipais e representantes de entidades. Na ocasião, personalidades foram homenageadas com a Medalha Zumbi dos Palmares. A programação se estendeu até domingo, dia 22,
com apresentação do Coral Mané Garrincha, da Orquestra de Violinos Cartola Petrobrás, palestras sobre o tema, oficinas, exibição de filme e rodas de capoeira e de samba.
O Prefeito Jorge Mário destacou que apoiar este evento é a realização de mais um compromisso de campanha. “Nosso governo está comprometido com a formulação de políticas públicas direcionadas para a promoção da igualdade racial. Este evento vem de encontro às promessas de campanha e é importante para que possamos refletir sobre o preconceito racial, que tem raízes históricas, mas deve ser combatido”, salienta Jorge Mario.
.
A I Semana da Consciência Negra de Teresópolis atende à ideologia do Governo Jorge Mario de promoção da igualdade racial e à Lei Municipal 2.784, de 25 de maio de 2009, criada por iniciativa dos Vereadores Waguinho (PSC) e Cláudio Mello.
Para o Vereador Waguinho (PSC), a aprovação da lei que institui a Semana Municipal da Consciência Negra é uma conquista para o Mocabte e para a população.
“Aprovar a lei foi uma vitória para nós lesgiladores, para o Mocabte e para todos os teresopolitanos, que terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura afro-brasileira e debater sobre a importância da igualdade racial.
Me sinto orgulhoso em ser um dos criadores desta lei, e saber que pela primeira vez temos um governo que abraça esta causa conosco, e divide a responsabilidade de conscientizar e contar um pouco mais sobre a história dos negros de nosso município”, declara Waguinho.
As Secretarias Municipais de Turismo, através do Núcleo de Eventos, e Educação estiveram diretamente envolvidas na elaboração da Semana Municipal, que foi aberta ao público, mas focada, principalmente, nos estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos).
“A Secretaria de Educação liberou os 1.150 alunos do EJA para participarem das atividades, pois sabemos da importância do projeto e do interesse deles em conhecer mais sobre a cultura afro-brasileira”, afirma Magali Tayt-Sohn, Secretária de Educação.
As atividades aconteceram no Teatro Municipal, Casa de Portugal, Praça Olímpica Luís de Camões, Casa de Cultura e na Feirinha de Teresópolis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário