sexta-feira, 17 de julho de 2009


Dia da Mobilização Social de Prevenção
ao Uso Indevido de Drogas


Com o apoio da Prefeitura de Teresópolis, foi realizada nesta sexta-feira, dia 17, o “Dia da Mobilização Social - Semana Municipal de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas”, no Teatro Municipal. O evento faz parte de uma ação de sensibilização de toda sociedade, e da criação de uma política pública de prevenção ao uso indevido de drogas, iniciada há cerca de um mês, quando o Prefeito Jorge Mario, o Presidente da Câmara Municipal, Habib Tauk, e a Juíza da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, Dra. Inês Joaquina Sant’Ana Santos Coutinho, se reuniram para anunciar a parceria dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário nesta luta.

“A organização deste evento foi um termômetro essencial para percebermos a importância da discussão deste tema. A primeira questão que o poder público precisa descobrir para obter sucesso na prevenção ao uso de drogas e ao tráfico é saber o que são causas e o que são consequências. Se descobrirmos e concentrarmos nossos esforços diretamente sobre as causas, as consequências também cessarão”, acredita o Vereador Waguinho, um dos articuladores do evento.
Além da exibição de videos sobre responsabilidade social, tratamentos e prevenção ao uso de drogas, foram apresentadas ainda quatro esquetes teatrais, encenadas por integrantes do Promaj – Programa Municipal de Atendimento ao Jovem. Segundo o Vereador Waguinho, é preciso fortalecer cada vez mais metas, parcerias e ações. “Precisamos nos comprometer e nos envolver na busca não só de respostas, mas também de ações efetivas e educativas no combate às drogas. Estamos prontos para avançar não só em grandes eventos como este, mas em atos do nosso dia a dia, em nossos locais de trabalho, escolas e, principalmente, em nosssos lares”, reforçou.

Fátima Gil, Comissária de Justiça, destacou a união entre o COMAD – Conselho Municipal Antidrogas - e representantes dos três Poderes, além de entidades e sociedade civil, para a elaboração de um projeto de lei que criará o Plano Municipal, voltado para a construção de ações efetivas de atendimento aos usuários de drogas e suas famílias. “Nosso objetivo inicial é criar um grupo de trabalho para traçar ações preventivas. Temos também a meta de instalar um CAPsi – Centro de Atendimento Psicossocial Infantil, e um CAPsAD, voltado para o tratamento de álcool e drogas, pois entendemos que as drogas são uma questão de saúde pública. Precisamos promover a qualidade de vida da sociedade de Teresópolis”, afirmou.

“As drogas são um dos piores problemas que a humanidade enfrenta, pois trazem graves consequências para a sociedade e tristeza e aflição para as famílias. Temos certeza de que esta ação será capaz de trazer resultados positivos no combate às drogas. Este é o ideal da nossa sociedade”, afirmou Habib Tauk, Presidente da Câmara Municipal.

O Prefeito Jorge Mario fez questão de destacar o compromentimento entre os poderes executivo, legislativo e judiciário no avanço ao combate às drogas. “Vamos avançar comprometidos. Precisamos dar motivação a esses jovens e suas famílias desamparadas para recuperar a nossa sociedade. Esta aliança nos permitirá sair do discurso e ir direto à prática”, disse.

Participaram ainda do evento os Secretários de Segurança Pública, Laet Moutinho, de Desenvolvimento Social, Ary Moraes, dos Direitos da Mulher, Norma Suely, e de Educação Magali Tayt-Sohn. Ronaldo Fialho, Cirilo Azevedo e Claudia Reis representaram as secretarias de Cultura, de Esportes e de Saúde, respectivamente. Todos foram unânimes ao ressaltar a importância da união do poder público no combate às drogas. Outra questão de destaque foi a inserção dos jovens em atividades culturais e esportivas. “Comunidades envolvidas com atividades culturais e esportivas podem mudar o paradigma de muitos jovens. As mentes precisam estar ocupadas com atividades sadias”, destacou Fialho.

A base familiar e a importância da educação também foram pontos chave abordados durante o evento. “É importante a estruturação da família para que nossos jovens tenham apoio e bons exemplos. E a escola também é um desses apoiadores. Em sala de aula, nossos professores fazem um forte trabalho de prevenção. Uma educação fortalecida não permitirá que a droga faça os estragos que faz”, disse a Secretária de Educação, Magali Tayt-Sohn.

O evento foi marcado ainda pelo ato de posse dos conselheiros eleitos do COMAD. Assista o vídeo abaixo com um resumo do evento:


No próximo vídeo você confere um clipe sobre o evento e uma apresentação dos jovens do PROMAJ: