segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Obras de melhorias da Rua Dr. Oliveira começaram nesta segunda

Recapeamento e construção de galerias de água pluvial são os serviços realizados


Teresópolis, 30 de agosto de 2010
– Nesta segunda-feira, 30 de agosto, começaram as obras de recapeamento e construção de galerias de água pluvial na extensão da Rua Dr. Oliveira, na Barra do Imbuí. O objetivo das obras é resolver de vez o problema de alagamento na via, melhorando a qualidade da pista. O serviço está programado para durar cerca de 90 dias úteis.


As obras são executadas com recurso federal, a partir da emenda do Deputado Federal Hugo Leal, também articulada pelo Vereador Waguinho – PSC, com contrapartida do município. “Essa obra é de extrema importância para os moradores da Barra do Imbuí, que sempre enfrentaram as enchentes e a via esburacada. Temos certeza que a população ficará satisfeita e espero que seja paciente com as mudanças no tráfego”, pontuou o Vereador Waguinho.


Durante as obras, o trecho entre a Praça Maria Corina Paim até à Padaria Trigão ficará interditado por 45 dias úteis. Após o término dessa primeira etapa, o trecho entre a Padaria Trigão e a Escola Beatriz Silva ficará fechado para receber os serviços.


As linhas de ônibus sofrerão mudanças por conta da interdição dos trechos. Assim, passarão pelo Panorama, contornando atrás da Casa de Portugal e saindo na Av. Lúcio Meira, nos dois sentidos. O retorno será feito na Padaria Trigão. O ponto da Casa de Saúde funcionará apenas no sentido Várzea, pois os carros passarão pela loja de materiais de construção HG, na Av. Delfim Moreira.


“Toda obra causa um pouco de transtorno, mas temos certeza que esse valerá a pena. Contamos com a compreensão da população e com a paciência, para que a Rua Dr. Oliveira fique em ótima qualidade, sem a possibilidade de enchente e sem buracos. Estamos caminhando para uma Teresópolis cada vez mais bela”, salientou o Prefeito Jorge Mario.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Waguinho pede a revitalização do Parque Regadas


Em moção aprovada na Câmara, Vereador destaca a importância para ações de melhorias no Parque Regadas


Teresópolis, 26 de agosto de 2010 – O Vereador Waguinho, do PSC, apresentou uma moção sobre a revitalização do Parque Regadas. Comoo local é um dos pontos de maior circulação da cidade, o Vereador acredita que deve ser contemplado com obras de melhorias e fez o pedido ao executivo. A moção foi aprovada na sessão da câmara do dia 24 de agosto.

“A Av. JJ de Araújo Regadas é uma das principais vias da nossa cidade e funciona sempre como palco para diversos eventos realizados pela Prefeitura. É de extrema importância a realização de obras de revitalização, com o objetivo de oferecer maior qualidade para o comércio, moradores, pedestres e até para o turismo”, pontuou Waguinho.



Vereador Waguinho pede serviços de manutenção para a Fazendinha e Araras


Ruas Aristides Magalhães Bastos e Bahia fazem parte da moção
apresentada na última sessão da câmara

Teresópolis, 25 de agosto de 2010 – O Vereador Waguinho, do PSC, pediu serviços de manutenção para a Rua Aristides Magalhães Bastos, na Fazendinha, e Rua Bahia, em Araras . O pedido será encaminhado a Prefeitura, que já executa serviços de capina e limpeza nas ruas, através da Operação Cidade Bela e recomposição de paralelos, com a equipe da Secretaria de Obras e Serviços Públicos.



Rua Bahia, em Araras, é atendida com recomposição de paralelos
pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos

“Estou sendo o intermediário entre moradores da Rua Aristides Magalhães Bastos e da Rua Bahia e o poder público. Eles reclamam do estado de conservação das ruas e me vejo no dever de ajudar. Encaminhando esse pedido a Prefeitura, acreditamos que os serviços básicos de pintura de meio-fio e limpeza de bueiros serão executados, já que a Operação Cidade Bela e a Secretaria de Obras e Serviços Públicos já vêm atendendo às ruas com capina, limpeza e recomposição de paralelos”, pontuou o Vereador Waguinho.



Rua Aristides Magalhães Bastos, na Fazendinha, recebeu
a Operação Cidade Bela, mas ainda precisa de melhorias


Vereador Waguinho apresenta moção para a revitalização da Feliciano Sodré


Vereador acredita que a Avenida também merece ser contemplada com obras de revitalização


Teresópolis, 26 de agosto de 2010O Vereador Waguinho, do PSC, apresentou moção sobre a revitalização da Avenida Feliciano Sodré, que foi aprovada na última sessão da câmara, no dia 24 de agosto. O Vereador acredita que é de extrema importância que a Av. Feliciano Sodré também seja repaginada, assim como a Avenida Lúcio Meira. O pedido será apresentado ao Prefeito Jorge Mario.

“O objetivo da ação é oferecer maior qualidade de tráfego de veículos e pedestres, bem como promover melhorias para o desenvolvimento do comércio na extensão da Avenida Feliciano Sodré. O turismo também ganha com essa revitalização, pois a cidade ficará mais bonita, agradando mais quem nos visita. Assim, trazemos mais dinamismo para o crescimento socioeconômico da nossa cidade”, explicou o Vereador Waguinho.

Waguinho pede galeria de água pluvial e asfaltamento para o Salaco


Vereador constatou as necessidades da Estrada Córrego do Príncipe


Teresópolis, 26 de agosto de 2010 – Em visita a Estrada Córrego do Príncipe, no Salaco, o Vereador Waguinho, do PSC, constatou as necessidades do local, como a construção de uma rede de galeria de água pluvial e asfaltamento. Com o objetivo de ajudar a população, Waguinho fez um pedido ao Prefeito Jorge Mario através de uma moção, aprovada na última sessão da câmara.


“O bairro é muito populoso e sofre com a falta de atenção há muitos anos. A Operação Cidade Bela, da Prefeitura, tem atendido a Estrada Córrego do Príncipe com os serviços de capina e limpeza nos últimos dias, mas ainda podemos fazer mais. Por isso, encaminhei o pedido ao Prefeito Jorge Mario e estou certo de que ele vai nos atender”, comentou o Vereador.


Operação Cidade Bela atende a Estrada Córrego do Príncipe





terça-feira, 24 de agosto de 2010

Prefeitura apresenta projeto de revitalização urbana de trecho da Av. Lúcio Meira



Projeto foca em melhorias para os pedestres, usuários de ônibus,
portadores de necessidades especiais e motoristas


Teresópolis, 24 de agosto de 2010 – Mudar a sala de visitas da cidade e promover a acessibilidade: esses são os objetivos do projeto de revitalização urbana da Av. Lúcio Meira, que foi apresentado na última semana pela Prefeitura a empresários, entidades de classe, imprensa e vereadores, no Teatro Municipal. Com início das obras previsto para o dia 30 de agosto, o trecho de 800 metros da via - entre a Rua José Correa da Silva Junior e Avenida J.J. de Araújo Regadas - terá o piso trocado, o estacionamento movido do canteiro central para ao lado direito das calçadas, cruzamentos em borracha sintética, faixa de pedestres em piso elevado, instalação de pontos de ônibus padronizados e com iluminação, entre outras melhorias. As intervenções desta primeira etapa da obra têm previsão de duração de 90 dias, contam com recursos do PADEM e contrapartida financeira do município.

O Vereador Waguinho, do PSC, prestigiou a apresentação e comentou sobre a importância das mudanças. “Gostei muito dessa primeira fase do projeto de revitalização da reta, que é um dos grandes desafios a serem vencidos em termos de urbanismo - a mobilidade urbana. Com uma economia mais estável, as cidades aumentaram consideravelmente o número de automóveis e motocicletas, o que acabou gerando um inchaço nos centros urbanos em muitas cidades do Brasil. Em Teresópolis não é diferente e os transtornos acabam refletindo no comércio, nas escolas e, sobretudo, no aumento dos índices de acidentes de trânsito. Portanto, toda ação que visa minimizar ou resolver tais problemas deve ser elogiada e apoiada. A cidade vai perceber logo os benefícios dessas mudanças”, refletiu o vereador.

Tendo como prioridade o pedestre, a reforma da Avenida Lúcio Meira tem foco também no embelezamento do centro urbano, na acessibilidade para portadores de necessidades especiais, em melhores condições para os usuários de ônibus e também nos motoristas, que contarão com duas pistas de rolamento livres e baias de estacionamento rotativo, tanto para carros quanto para motocicletas.

“O nosso compromisso é caminhar para uma cidade melhor para vivermos, transitarmos e convivermos. Já temos projetos em andamento de transporte coletivo e mobilidade urbana para priorizar as pessoas. Iniciaremos a obra na Av. Lúcio Meira por este trecho porque entendemos que nele circula o maior fluxo de pessoas, mas o nosso objetivo é realizar o mesmo trabalho em toda extensão da Reta e já temos projetos para isso”, afirmou o Prefeito Jorge Mario. Segundo ele, “os obstáculos que se encontram nas vias serão retirados e o canteiro central será repaginado para dar mais harmonia à Reta”.

Beleza funcional e atenção ao ser humano e ao meio ambiente

Piso em concreto armado colorido para a parada dos ônibus nos pontos, cruzamentos em borracha sintética e pintura termoplástica e faixa de pedestres em pisos um pouco mais elevados são alguns dos itens que serão utilizados para garantir a beleza e a funcionalidade, tanto para motoristas quanto pedestres, na obra de revitalização da Avenida Lúcio Meira. Para facilitar a mobilidade dos deficientes visuais, será instalado um piso tátil de alerta ao redor dos orelhões, bancas de jornais e quiosques. Uma cerca de proteção para pedestres também está prevista no projeto para ser colocada na esquina da R. Francisco Sá.

Já no canteiro central, as espécies comprometidas serão substituídas por árvores nativas adultas. “Vamos retirar as árvores mortas, as substituindo por palmeiras típicas da mata ciliar da região”, explicou Maurício.

Iluminação

A cada 30 metros serão instalados postes de luz com 18 metros de altura e com focos de iluminação em dois níveis: um no topo e outro abaixo das copas das árvores. Serão instalados 25 postes ao longo dos 800 metros da avenida revitalizada.

Projeto Centro Vivo e Pavimentação da Av. Tenente Luiz Meirelles

Na ocasião, o Prefeito Jorge Mario também anunciou a conquista de recursos, junto ao Ministério do Turismo, no valor de R$ 1,5 milhão, para o projeto Centro Vivo, que visa a reforma da Praça Olímpica, do Parque Regadas, da Calçada da Fama e da Praça Balthasar da Silveira (Santa Teresa). “Já conseguimos R$ 1,5 milhão e estamos aguardando outros R$ 1,5 milhão para iniciarmos este projeto, que também contará com contrapartida financeira do município para ser viabilizado. Além disso, já montamos um edital para fazermos um concurso de projetos, envolvendo os profissionais da cidade”, acrescentou Jorge Mario.

A noite foi encerrada com mais uma novidade: a Avenida Tenente Luiz Meirelles também será contemplada com nova pavimentação, através de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Teresópolis e o Governo do Estado. “A Avenida Delfim Moreira, no trecho entre a Renault e o trevo da Prata; a Rua Aimorés, no Meudon; a Rua Chaves Faria, no Centro; e a Rua Tancredo Neves, na Quinta Lebrão, também fazem parte do pedido feito ao Governo do Estado para receber nova pavimentação, que será iniciada em breve”, finalizou o Prefeito Jorge Mario.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Vereador Waguinho solicita CRAS na Fonte Santa e no bairro de São Pedro


Moções foram aprovadas na Câmara na última sessão

Teresópolis, 19 de agosto de 2010 – O Vereador Waguinho (PSC) solicitou a implantação de dois CRAS – Centros de Referência de Assistência Social nos bairros da Fonte Santa e do Bairro de São Pedro. Atualmente, Teresópolis tem quatro centros, no Alto, Meudon, Fischer e Barroso. Com o pedido do Vereador Waguinho e o trabalho da Prefeitura, mais duas comunidades ganharão os CRAS no município.

“O objetivo dos centros é prevenir o risco social e promover a inclusão dos cidadãos nas políticas públicas, na geração de oportunidades e na vida em comunidade. Ressalto que a preocupação com a população de nossa cidade é uma constante e o poder público atuante fortalece os laços comunitários - fator que pode impedir a infiltração da criminalidade nos locais atendidos”, ponderou o Vereador Waguinho.

Os CRAS - Centros de Referência de Assistência Social são unidades públicas da política de assistência social destinados à prestação de serviços e à realização de programas de proteção social básica às famílias. É responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do SUAS - Sistema Único de Asssitência Social nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios. Dada sua capilaridade nos territórios, se caracteriza como a principal porta de entrada do SUAS, ou seja, é uma unidade que propicia o acesso de um grande número de famílias à rede de proteção social de assistência social.

Vereador Waguinho solicita estrutura metálica para a ponte entre o Pedrão e o Mercado Popular



Pedido tem o objetivo de prevenir acidentes no local

Teresópolis, 19 de agosto de 2010 – O Vereador Waguinho (PSC) teve moção aprovada, na última sessão da Câmara, sobre a construção de estrutura metálica com corrimão para a ponte na Av. Tenente Luiz Meireles, no trecho entre o Ginásio Pedrão e o Mercado Popular. O objetivo do pedido é prevenir acidentes no local e alargar a ponte, com o espaço suficiente para duas pessoas passarem.

“Devido ao grande fluxo de pedestres e de automóveis pelo local, é evidente o risco de acidente a que a população está exposta. Para prevenir, solicito a construção de passarela metálica, com corrimão, do lado externo da ponte, em ambos os lados, possibilitando a passagem de mais de uma pessoa. Assim, o pedestre ao cruzar com outro não precisará descer o meio fio e passar pela rua, sem correr riscos de atropelamento. Conto com a eficiência da Prefeitura para a execução desse pedido”, comentou o Vereador Waguinho.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Vereador Waguinho pede cobertura para a Escola Municipal Antônio Santiago


Objetivo é cobrir trecho entre a quadra e as salas de aula para o conforto dos alunos

Teresópolis, 18 de agosto de 2010 – O Vereador Waguinho (PSC) teve moção aprovada sobre a cobertura do trecho entre a quadra de esportes e as salas de aula da Escola Municipal Antônio Santiago, em Agriões. O pedido foi encaminhado à Prefeitura, às Secretarias de Educação e Obras e Serviços Públicos, que tomará as providências para o seu cumprimento.

“Esta cobertura tem o objetivo de proteger os alunos nos dias de chuva. A quadra esportiva é utilizada todo o dia, por isso esse serviço é necessário e urgente. Apesar de não ser esta a função primordial do vereador, esta é a porta de acesso do povo junto à municipalidade e, assim, devemos transmitir e lutar pelos seus direitos e anseios. Conto com a ajuda da Prefeitura para melhorar a estrutura da Escola Municipal Antônio Santiago”, comentou o Vereador Waguinho.

Vereador Waguinho tem moção aprovada sobre a ampliação das operações de fiscalização da Lei Seca em Teresópolis e Região Serrana

Pedido foi encaminhado ao Governador Sérgio Cabral e ao Prefeito Jorge Mario


Teresópolis, 18 de agosto de 2010 – Na última sessão da câmara, que aconteceu nesta terça-feira, o Vereador Waguinho (PSC) apresentou uma moção sobre a ampliação das operações de fiscalização da Lei Seca em Teresópolis e na Região Serrana. Criada pelo Deputado Federal Hugo Leal (PSC), a Lei Seca tem o objetivo de salvar vidas, punindo os motoristas que dirigem alcoolizados e, principalmente, conscientizar as pessoas sobre a importância de não dirigir após o consumo de álcool.


No dia 20 de junho, a lei nº 11705 , popularmente chamada de Lei Seca, completou dois anos. “Os índices de redução de acidentes e mortes só na cidade do Rio de Janeiro são espantosos. As pesquisas indicam que o número de mortes equivale ao número dos grandes desastres aéreos, com uma diferença: mensalmente. Temos que aumentar a atuação da operação em Teresópolis e na Região Serrana, para conscientizar as pessoas, evitar acidentes e salvar vidas”, declarou Waguinho.


A Secretaria Estadual de Governo do Rio de Janeiro informou, na última sexta-feira, que a Operação Lei Seca aplicou 46.496 multas, entre março e 31 de julho deste ano, nas principais vias do estado. De acordo com o balanço oficial, em comparação a julho do ano passado e deste ano, houve uma redução de 8,6% de vítimas em acidentes de trânsito, por causa do álcool. Desde o início da operação, em março deste ano, cerca de 281.395 mil motoristas foram abordados e 19.045 carteiras de habilitação foram recolhidas até 31 de julho.


“Quando criei a Lei Seca tinha plena convicção de que a embriaguez (geralmente não admitida por quem diz que "bebeu pouco") transforma automóveis em armas letais. De lá para cá, conseguimos sucessivas reduções de mortes, mutilações e ferimentos no trânsito de todo o Brasil, mês a mês, apesar de o número de veículos em circulação ter obviamente aumentado. Isso significa que mais de 2,3 mil pessoas deixaram de morrer em todo o país, conforme revelam estatísticas apresentadas pelo Ministério da Saúde. Em 17 estados brasileiros houve redução no número de mortos, com destaque para o Rio de Janeiro, cujo total de óbitos sofreu uma retração de 2.169 para 1.475”, esclareceu o Deputado Hugo Leal, autor da Lei Seca.

Prefeitura faz operação tapa-buraco no Loteamento Féo


Vereador Waguinho (PSC) fez o pediu a ação no bairro diretamente à Secretaria de Obras e Serviços Públicos


Teresópolis, 18 de agosto de 2010 – A Secretaria de Obras e Serviços Públicos faz operação tapa-buraco no Loteamento Féo, na Rua Américo Berlim. Uma equipe de oito homens, uma retroescavadeira e um rolo compressor trabalham para melhorar as condições da rua e resolver os problemas dos buracos na pista, que incomodavam os moradores.


O Vereador Waguinho (PSC) pediu diretamente ao Secretário de Obras e Serviços Públicos, Luiz Antônio da Costa, o serviço no bairro do Loteamento Féo. “Conversei pessoalmente com o Luiz Antônio, como de costume, e pontuei as ações necessárias para o bairro. Como sempre, o Secretário prontamente atendeu e realizou a operação. Agradeço muito a ele e a Prefeitura pela atenção dada ao Loteamento Féo”, explicou Waguinho.


“Estamos realizando operações rotineiras de tapa-buraco com o objetivo de suprir a demanda dos bairros. Infelizmente, não conseguimos intervir em todos os problemas de uma vez, mas priorizamos as situações que causam mais transtorno. A Operação Cidade Bela está funcionando para reforçar o atendimento em capina e limpeza nos bairros e, aos poucos, vamos trabalhando na manutenção das vias”, explicou o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Luiz Antônio da Costa.


Outras equipes da Secretaria fazem reparo em galerias na Beira Linha, na Rua Beira Linha; em Agriões, na Rua João Batista; e no Morro do Tiro, na Servidão Morro do Tiro. A Rua Bahia, em Araras, e a Estrada do Triunfo, no Caleme, continuam recebendo os serviços de recomposição de paralelos. No Espanhol, reparos em ralos estão sendo feitos na Rua Polibia Raposo de Rezende.


Operação Cidade Bela

As equipes azul, vermelho, amarelo, verde e marrom já passaram pelos bairros do Salaco, Golfe, Araras, Meudon, Prata, Fischer e Fazendinha nesta semana. A equipe azul atendeu a Rua Gustavo Perret, no Salaco, e a Rua Cândido Portinari, no Golfe. Em Araras, as ruas Ernesto Silveira, João Batista e Beira Rio receberam a equipe vermelha. No Meudon, a operação passou pelas ruas Charruas e Curumin. No Vale do Paraíso, a Rua Wenceslau José Medeiros e no Fischer, a Estrada do Matadouro, receberam a equipe verde. As ruas Alameda Nilo Tavares, Erlole Cupelo e Nossa Senhora de Nazaré, na Fazendinha, também foram contempladas com a Operação.

UERJ em Teresópolis: Faculdade de Turismo já é realidade


Vereador Waguinho (PSC) prestigiou a aula inaugural e destacou que a UERJ entra para a história do município


Teresópolis, 18 de agosto de 2010 A UERJ entrou em Teresópolis de maneira permanente. Com essa afirmação, dirigida ao Prefeito Jorge Mario, o Reitor da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Ricardo Vieiralves, abriu a aula inaugural da primeira turma de bacharelado da Faculdade de Turismo, na noite da última segunda, 16 de agosto, no Teatro Municipal. Com o tema “A importância estratégica do turismo para o Estado”, a aula inaugural oficializou o início das atividades do único curso superior de Turismo oferecido no Brasil por uma universidade pública, e o único da Região Serrana no Rio de Janeiro.

O Vereador Waguinho (PSC) prestigiou a aula inaugural, salientando que uma comunidade acadêmica desse porte, com a qualidade da UERJ, aumenta o nível da educação e a possibilidade de crescimento da cidade e da região. “Para começar, a UERJ é a primeira faculdade pública na Região Serrana, e vem se instalar aqui em Teresópolis, o que torna a cidade um destino acadêmico, procurada por alunos de todas as regiões do Estado e do Brasil. A UERJ entra, definitivamente, para a história do município, e não só a Universidade, mas também, os alunos, o Governo Municipal e todos os atores envolvidos nesse sonho que se tornou realidade. É uma conquista que vai gerar muitos frutos, e garantir que os nossos alunos fiquem na cidade, tranquilizando, assim, também, os seu familiares”, pontuou o Vereador.

“É um marco histórico a instalação em Teresópolis de um campus avançado de uma universidade pública com a tradição e o reconhecimento da UERJ. O curso superior de Turismo vai qualificar mão de obra nesta área tão importante e que é uma das molas propulsoras do desenvolvimento econômico do município e região”, comemorou o Prefeito Jorge Mario. “É uma importante conquista para Teresópolis, que vive a possibilidade de receber, do Ministério do Turismo, o título de destino indutor do turismo no Brasil, e que se prepara para se beneficiar com os grandes eventos esportivos que serão realizados no País, como a Olimpíada Militar de 2011, a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas de 2016”, avaliou o Prefeito.

O Reitor da UERJ, Ricardo Vieiralves, agradeceu a mobilização do Prefeito Jorge Mario e da Secretária de Educação, Magali Tayt-Sohn, para a implantação do curso superior de Turismo em Teresópolis. “Vocês foram muito companheiros da Universidade e responsáveis com a cidade ao apoiar a nossa instalação, fazendo com que a UERJ seja a primeira instituição pública a se instalar com um curso superior no município. Esse é um casamento eterno. A UERJ entrou em Teresópolis de maneira permanente, e vai ficar no decorrer dos anos, ampliando suas atividades”, garantiu o Reitor, que presenteou o Prefeito Jorge Mario e a Secretária Magali Tayt-Sohn com um broche da instituição, intitulando-os ‘amigos da UERJ’.

A Secretária de Educação, Magali Tayt-Sohn, também comemorou a chegada da UERJ em Teresópolis. “Ansiávamos por esse curso há muito tempo. As negociações avançaram durante todo o ano de 2009, até que se efetivaram. O Governo Jorge Mario está muito orgulhoso, pois é um sonho antigo da cidade ver a instalação de uma universidade pública no município. A chegada da UERJ é a abertura de novas portas e oportunidades”, destacou.

Para o Secretário de Turismo, Michel Al Odeh, o curso superior de Turismo é de extrema importância para a capacitação dos profissionais do setor. “Teresópolis vem se destacando no segmento turístico e precisa de pessoas qualificadas para receber cada vez melhor o turista. E a faculdade de Turismo da UERJ, que é um marco do ensino público no Brasil, vem de encontro ao crescimento do turismo e ao que o Prefeito Jorge Mario sempre diz, que o turismo em Teresópolis é uma alavanca de arrecadação de dinheiro novo e de distribuição de renda”, ressaltou.

Estrutura e expectativa

Vinculado ao Instituto de Geografia da UERJ (Igeog), o curso superior de Turismo atende ao processo de interiorização universitária que vem sendo desenvolvido pela Universidade, e também a vocação natural de Teresópolis e região para a atividade turística. Está instalado em prédio alugado pela Prefeitura, na Avenida Lucio Meira nº 259, na Várzea. A estrutura conta com oito salas de aula, laboratório de informática e biblioteca. Com quatro anos de duração, as aulas tiveram início no dia 10 de agosto, e são ministradas à tarde e à noite.

“Priorizamos as aulas à noite, para que as atividades de extensão e estágio sejam realizadas na parte da tarde. O imóvel atende plenamente as exigências da UERJ para o funcionamento do curso, que vai contribuir com a formação de futuros gestores das políticas públicas de turismo para o Estado do Rio de Janeiro”, avaliou o Diretor do Igeog, Gláucio Marafon.

Os 40 alunos da primeira turma de bacharelado em Turismo têm muitas expectativas em relação ao curso. Entre eles, Julya Vaz da Costa Meirelles. Moradora de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, ela vai passar a semana em Teresópolis, na casa de uma tia, para freqüentar a Faculdade de Turismo. “Comecei a fazer o curso numa instituição particular em Cabo Frio, onde concluí o primeiro semestre. Vi que a UERJ ia abrir a Faculdade de Turismo em Teresópolis, prestei o vestibular, passei e decidi vir para cá. Estou bastante animada. Pretendo abrir uma agência de turismo ou uma pousada em Arraial do Cabo ao concluir o curso”, comentou.

A teresopolitana Katia Castor Vannier disse que vai realizar um sonho. “Fazer turismo é um sonho que tenho há algum tempo, pois sempre gostei dessa área. Só estava esperando uma oportunidade para fazer aqui, em Teresópolis”, contou. Para Danielle Bizareli Miranda Gomes, o curso superior de Turismo é uma grande conquista para Teresópolis. “É uma grande oportunidade para a cidade a instalação de uma universidade pública de peso, como a UERJ. Principalmente com um curso de Turismo, já que Teresópolis é uma cidade que recebe muitos turistas”, concluiu.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Vereador Waguinho comenta matéria exibida pelo Fantástico sobre o mau uso do dinheiro público


Vereador criticou a postura dos vereadores e salientou

a importância da liberdade de imprensa


Teresópolis, 17 de agosto de 2010 – No último domingo, 8 de agosto, o Fantástico, da Rede Globo de Televisão, exibiu uma reportagem que mostrou vereadores de vários municípios brasileiros utilizando dinheiro público para fazer turismo - dinheiro este que deveria servir para formação e treinamento dos mesmos, ou para viagens que deveriam ser de trabalho.

“É com grande tristeza que evidenciamos as mazelas da nossa classe política, que desrespeita o cidadão e a todos os princípios que deveriam reger a ordem pública do nosso país. O abuso com dinheiro público representa que o ranço patrimonialista, onde se confunde o público com o privado, ainda não foi expulso de nossa sociedade, apesar dos inúmeros avanços das últimas décadas”, pontuou o Vereador Waguinho.

Segundo o Vereador, quem atua no meio político não deve ser impedido de viajar para cumprir compromissos de trabalho, utilizando a verba destinada para tal. Caso o contrário, seriam impedidos de exercer eficazmente sua função. “Entretanto, é preciso muita cautela e, principalmente, muita fiscalização. Infelizmente, nos parece que os fatos exibidos pelo Fantástico não são casos isolados”, comentou.

A farra com o dinheiro público, relatada em reportagem, demonstra a irresponsabilidade de uma parte daqueles que detém mandato, entretanto não representa a totalidade da classe, que, sem dúvida nenhuma, também é composta por pessoas sérias que não cometem erros.

“De tudo o que foi visto naquela reportagem, guardo como saldo positivo a independência jornalística, garantia institucional e constitucional, visto que protege aos profissionais e também a todos os cidadãos. Se não fosse a impressa, órgão que tem demonstrado sua força e importância, jamais tomaríamos conhecimento desses fatos que tanto destroem o que se tem tentado construir em nosso país com o esforço de muitos”, finalizou o Vereador Waguinho, Presidente do PSC – Partido Social Cristão em Teresópolis.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010


Trabalho da Prefeitura junto com pedidos do Vereador Waguinho trazem benefícios para o bairro
A Prefeitura de Teresópolis tem trabalhado bastante para melhorar as condições da Barra do Imbuí. Das conquistas, a galeria de água pluvial e recapeamento na Rua Dr. Oliveira e Manoel Dias e a construção de uma academia popular estão entre as principais conquistas para o bairro . Com o trabalho do Prefeito Jorge Mario, articulado com os Governos Estadual e Federal, e com moções do Vereador Waguinho, as melhorias chegam para a comunidade.

A reforma da Fonte São Sebastião, nas Pimenteiras (moção nº 717/09), o recapeamento e rede de galerias na Dr. Oliveira (moção nº 872/09), a instalação de um CRAS – Centro de Referência de Assistência Social na Barra do Imbuí (moção 962/09), a reforma da Praça Maria Corina com a implantação de uma academia popular (moção 149/09), construção do abrigo no ponto de ônibus localizado na Presidente Roosevelt, próximo ao número 1500 (moção 253/09) foram os pedidos do Vereador Waguinho, junto ao executivo, para a Barra do Imbuí. A partir do trabalho da Prefeitura, essas moções estão sendo cumpridas.


A construção da rede de galerias de água pluvial com extensão de 70 metros na Barra do Imbuí, que é realizada através de uma emenda parlamentar do Deputado Hugo Leal do PSC, resolve um dos mais antigos problemas do bairro: as enchentes.


“A obra de drenagem está sendo feita por uma empresa terceirizada, com verba do Governo Federal e contrapartida do munícipio, através do Ministério das Cidades. Não existia galeria aqui, por isso essa localidade sofria constantemente com problemas de enchente. Logo após o término desta etapa, vamos fazer o recapeamento da Dr. Oliveira, trocando toda a pavimentação”, explicou o Prefeito Jorge Mario.