quinta-feira, 28 de maio de 2009

Teresópolis e Guapimirim estudam projeto de revitalização do Mirante do Soberbo

O vereador Waguinho esteve reunido com o Secretário de Turismo Michel Al Odeh e o Secretário de Turismo de Guapimirim, Lenir Sobreira, para estreitar laços e apresentar um novo projeto para a revitalização do Mirante da Vista Soberba, na entrada da cidade de Teresópolis. O encontro contou ainda com a presença do Secretário de Trabalho e Emprego de Teresópolis, Adriano Guedes Carneiro, e da expositora Adriana Lopes. O Mirante do Soberbo é um dos mais belos cartões postais de Teresópolis e pertence, na verdade, ao município vizinho de Guapimirim.

Apesar de ser uma área pertencente ao município de Guapimirim, Teresópolis tem total interesse na padronização dos stands dos quatro expositores do local e reconhece a importância da manutenção daquele atrativo turístico. “Visualmente, o que temos ali naquela área, hoje, não é interessante. Mas temos consciência da importância daqueles expositores como agentes fomentadores do turismo, tanto para Teresópolis como para Guapimirim”, destacou Michel, ressaltando a importância da viabilização de um projeto que capitalize de forma positiva para os dois municípios.

A Prefeitura de Teresópolis já está em contato com a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres e com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos para alinhamento das ideias, de forma que o projeto não cause impactos negativos ao meio ambiente ou ao fluxo de visitantes. “A população de Teresópolis e de Guapimirim esperam de nós o melhor. Sonhamos alto, temos vontade política e já estamos, inclusive, buscando recursos para custear e viabilizar o projeto”, acrescentou Adriano Guedes Carneiro.
O Vereador Waguinho, inclusive, já deu o pontapé inicial na captação de verbas. “Já conversei sobre este projeto com o Deputado Federal Hugo Leal, que nos orientou sobre como conseguirmos uma emenda parlamentar. Este é um caminho político de custeio da obra e da padronização dos stands possível e viável”, declarou o Vereador. Ainda segundo ele, o envolvimento de dois municípios em um bem comum é mais um fator positivo para a viabilização do projeto. “A regionalização tem ganho cada vez mais força nas gestões atuais”, salientou.


O projeto de revitalização do Mirante da Vista Soberba envolverá ainda a capacitação das pessoas que hoje já trabalham naquele local. “Daremos passos programados, e o primeiro deles será disciplinar o usuário atual e coibir ações negativas naquela área tão bonita. E, além de melhorar a parte visual dos stands, iremos aprimorar também a questão logística”, disse o Secretário de Guapimirim, Lenir Sobreira. A expositora Adriana Lopes, que trabalha há mais de 30 anos ali, também contribuiu com sugestões para a padronização do local, falou sobre sua preocupação com o impacto ambiental e solicitou orientações aos gestores. “Prestamos informações aos turistas que param no Mirante. Eu, por exemplo, procuro estar sempre bem informada sobre o que acontece nos dois municípios e também dou sugestões para os visitantes conhecerem os principais pontos turísticos das duas cidades”, disse. O Secretário de Teresópolis, Michel Al Odeh, reforçou ainda a possibilidade de se oferecer uma capacitação aos expositores. “Já temos um projeto caminhando e, paralelamente, vamos fornecer informações e capacitação a esses agentes informais do turismo”, finalizou.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Waguinho apresentou um projeto para a criação de uma comissão destinada a participar das conversações para a Copa de 2014, visando assim defender os interesses de Teresópolis diante do evento que atrairá os olhares do mundo para o Brasil. Confira no vídeo abaixo:

terça-feira, 12 de maio de 2009

Aconteceu nessa segunda, 11 de maio, o encontro entre os representantes dos governos de Teresópolis e Guapimirim visando vários projetos em parceria. Um deles é o de revitalização do Soberbo, ponto turístico famoso no Brasil inteiro e que deverá ser completamente remodelado.
.

O saudoso Padre Tomino, que destacou-se pelo seu voto de pobreza e pelo carinho dedicado aos fiéis, será homenageado ao ter seu nome dado a uma rua. A proposta do vereador Waguinho foi aceita por unanimidade. Confira no vídeo abaixo: